GUIAS DO BLOG

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

K-Pop: O Que É?


Se você está aqui neste blog é porque sabe tudo quando se trata de K-Pop ou pelo menos sabe um básico, certo? Ou não... kkk. Você pode simplesmente ter ouvido o termo "K-Pop" em algum lugar e resolveu pesquisar. Bateu aquela curiosidade, né? ☺ Não precisa se preocupar. Este post vai te dar uma boa base.


O QUE É O K-POP?



K-Pop é o termo popular utilizado para Korean Pop (Música Popular Coreana). Não é Japonesa (J-Pop), não é Chinesa (C-Pop), não é Tailandesa (T-Pop), é COREANA. Mas especificamente da Coreia Do Sul. O estilo teve início nos anos 90 (1992 - com Seo Taiji And Boys), junto com as boybands da época (Backstreet Boys, Westlife, N´Sync...), se espalhou mundialmente em grande escala em 2009, em 2012 sofreu mais um BOOM expansivo por causa do PSY e de 2015 para cá vem ganhado mais e mais admiradores.

Os fãs do K-Pop são chamados de KPOPPERS. (Kpopper no singular, Kpoppers no plural).

NO QUE É BASEADO O K-POP?



Quando você pensa em "Música Popular Coreana", vem logo algo bem velho, tradicional e asiático na mente, certo?

Amigo, cuidado com o julgamento pré-concebido kkkk.

O K-Pop nada mais é que a mistura dos ritmos Dance, Pop, Eletrônico, Tropical House, Indie, Rock, R&B e Hip Hop, que resultam em uma batida única.

O QUE EU VOU ENCONTRAR ENTÂO DE DIFERENTE NISSO?


Tudo kkkkk


  • CHOQUE CULTURAL

Brincadeiras a parte, temos que lembrar que a Coreia Do Sul fica do outro lado do planeta em relação a nós, então obviamente a cultura é muito diferente. Mas é muito rica e nos inspira a conhecer mais. Como Kpopper eu senti muitas mudanças na minha vida devido a gostar desse estilo de música.

  • UM RITMO ÚNICO
A mistura de tantos estilos diferentes que resulta em algo sensacional. Como esperado dos perfeccionistas asiáticos, a Coreia Do Sul é extremamente exigente com os seus artistas. São uma média de 10 horas diárias de treinos, isso sem contar os 2 à 8 anos que os jovens ficam em treinamento (canto, dança, atuação, instrumentos musicais, treinamentos físicos intensos...) para poderem estrear como um grupo de qualidade. O resultado disso? Só os melhores conseguem.

  • VOCAIS IMPECÁVEIS E RAPPERS SURPREENDENTES
E o que nós ganhamos com tudo isso? Primeiro de tudo, vocais maravilhosos, que atingem notas muitíssimo altas até as mais baixas que agradam muito nossos exigentes ouvidos. Segundo, rappers coreanos impressionantes que não deixam nada a desejar com os melhores do mundo do Hip Hop (e batem muitos na minha humilde opinião).

  • COREOGRAFIAS INCRÍVEIS
As coreografias do K-Pop são lindas e únicas. Nunca antes eu vi em qualquer outro estilo musical o grau de dificuldade e sincronismo que as coreografias de K-Pop nos apresentam. Elas nos inspiram a nos mexer e tentar fazer igual kkk (falando sério, desde que conheci o K-Pop (Fev/2012) eu já perdi incríveis 29Kg! #FicaADica kkk)

  • VIDEOCLIPES DIFERENCIADOS
Os videoclipes (MVs) de K-Pop são únicos. Assim como os videoclipes asiáticos em geral. Mas o K-Pop tem algo que você identifica como sendo de K-Pop. A produção e fotografia deles é incrível, muitos contam histórias que você logo percebe, com enredos dignos de filmes. Outros são tão "estranhos" a primeira vista (sim, porque pegando a tradução você vê que o clipe faz sentido na sua lógica estranha kkk) que você desiste de tentar entender e só aproveita o momento. Você também pode achar desde MVs SUPER coloridos (como Very Very Very do I.O.I e Cushion do Sonamoo), até em preto e branco, (como Sorry Sorry do Super Junior).


O QUE DEVO ESTÁ PREPARADO PARA ENCONTRAR NO K-POP?


  1. Letras misturando o coreano com o inglês e até mesmo com o espanhol (Uma forma de acompanhar a Globalização e aumentar a divulgação do estilo).
  2. Grupos com membros parecidos (a frase "É tudo igual!" é muito ouvida pelos Kpoppers. Realmente, por ser uma nação homogênea, terão muitos traços semelhantes (O que é um choque comparado com o nosso miscigenado Brasil kkk). Mas você acaba se acostumando, identificando, decorando e com a experiência consegue até saber a nacionalidade dos membros (Coreano, Chinês, Japonês, Tailandês) só pelo rosto (eu pelo menos consigo a maioria das vezes kkk)).
  3. Grupos Masculinos, Femininos e Mistos
  4. Grupos Numerosos (tem desde duplas até grupos com 18 membros)
  5. Grupos Com Diferentes Conceitos De Trabalho (Infantil, Fofo, Boy Power, Rock, Sexy, Sexy Sem Sem Vulgar, Girl Power, entre outros)
  6. Cantores e Cantoras solo (seguem a mesma linha dos exemplos acima)
  7. Uma Línguagem Própria E Particular (só Kpoppers entendem Kpoppers kkkk. Temos nossas próprias gírias e termos internos que copiamos dos fãs originais (os coreanos)).
  8. Idolos Amorosos (eles tudo fazem para deixar os fãs felizes e possuem todo tipo de rede social para se comunicar com eles. Também realizam eventos  de encontro mais direto com os fãs. Muitos são humanitários e estão sempre envolvidos em projetos para cuidar de quem precisa. De um modo geral, são exemplos para a sociedade, e raramente você vai encontrá-los envolvidos em escândalos envolvendo bebida, fumo, depredações e afins.
  9. A Moda do K-Pop (Cabelos coloridos  ou em cortes não muito comuns (ou ambos kkk). Roupas e acessórios fora do comum. Nos MVs, os homens geralmente aparecem fortemente maquiados. Nada muito assustador, mas os olhos são bem marcados e o rímel não é nada discreto kkkk (fazem isso para ressaltar os olhos que geralmente são apertados e pequenos :) )
  10. Toques Dentro Do Mesmo Gênero (Isso normalmente é o que mais os Ocidentais estranham (e julgam)). O fato dos membros do mesmo grupo ficarem se tocando de forma mais carinhosa (segurar a mão, abraçar, beijo no rosto, segurar o braço, sentar no colo). Para a sociedade ocidental, isso é sinônimo de homossexualismo. Mas não isso não se aplica aos Orientais. Os asiáticos têm uma cultura oposta a nossa e um modo diferente de criação. Meninos e Meninas normalmente são criados separados e os membros do mesmo gênero são criados MUITO juntos (comem juntos, estudam juntos, dormem juntos, tomam banho juntos, brincam juntos), o que cria entre eles um laço muito forte de carinho e amor fraterno. E eles demonstram isso de forma abertamente carinhosa. Isso é cultural, todos acham isso lindo e fofo, não vêem malícia nessas atos. Não há maldade nessas trocas de carinhos entre eles. Aqui no Brasil, meninas teriam essas atitudes entre si, sem problemas de serem julgadas, certo? A diferença é que lá os meninos também o fazem. (Ah, então não existem gays na Ásia? Claro que existem, como em qualquer lugar. Mas como a sociedade é extremamente homofóbica, eles não vão sair anunciando se são ou não.).
  11. Idolos Estrangeiros (Os grupos de K-Pop são formados por coreanos quase que completamente. Mas é possível achar entre eles chineses, japoneses, tailandeses ou mesmo ocidentais que sejam descendentes destas nacioalidades, como Americanos e Canadenses. O grupo RaNia inovou inserindo uma moça negra no grupo. Isso foi maravilhoso! :) )

QUAIS SÃO OS GRUPOS MAIS FAMOSOS DO K-POP?



Olhando de um modo geral, nós temos alguns nomes:

  • Na Coreia os nomes mais famosos são Shinhwa, Big Bang, Super Junior, HIGHLIGHT (B2ST), Teen Top, Girl´s Generation, BTS, Seventeen, TVXQ, EXO, Twice, GFriend, SHINee, entre outros....
  • No Japão, os grupos que mais são mencionados são TVXQ, KARA, Super Junior, MYNAME, Girl´s Generation e a cantora BoA.
  • Internacionalmente os grupos mais conhecidos são Big Bang, TVXQ, Super Junior, Girl´s Generation, 2NE1, 4Minute, GOT7, Monsta X, EXO, BTS e Seventeen começa a entrar nessa lista.
  • No Brasil os nomes mais conhecidos atualmente são BTS, EXO, Monsta X, GOT7, Super Junior, Girl´s Generation, 4Minute, 2NE1, Seventeen, SHINee, Twice, NCT, BlackPink e Big Bang.

VALE A PENA CONHECER SÓ OS FAMOSOS?


De jeito nenhum! kkk

Os grupos de maneira geral passam pelos mesmos treinamentos e são muito talentosos, mas muitos não tem a base financeira necessária para uma boa divulgação e acabam sendo deixados de lados e encobertos pela fama dos mais conhecidos.

Recomendo: 

  • PENTAGON, 
  • UP10TION, 
  • SF9, 
  • SONAMOO, 
  • OH MY GIRL, 
  • B1A4, 
  • H.U.B, 
  • M.I.B, 
  • NU'EST, 
  • U-KISS, 
  • VIXX, 
  • B.A.P, 
  • EXID, 
  • LOVELYZ
  • K.A.R.D
  • 14U
  • ASTRO
  • JJCC
  • IMFACT
  • BLK
  • THE BOYZ
  • SAMUEL KIM (Solo)
  • WEKI MEKI
  • ONF
Entre muitos outros kkk. Se quiser, deixe nos comentários o seu estilo preferido que indico um grupo :).

Enfim, do ponto de vista negativo, eu posso citar que os Kpoppers costumam sofrer um bullyng básico por ser algo diferente e a maioria dos brasileiros não entender muito bem. Também tem o fato dos produtos de K-Pop originais serem muito caros por conta da importação, mas com esforço você consegue ter um CD aqui, um Photobook ali, um DVD acolá kkk. Os shows também são raros e salgados porque as produtoras brasileiras costumam enfiar a faca. Além disso, nossas fontes brasileiras de comunicação (TV, Rádio, Jornais e Revistas) não costumam apoiar tanto o K-Pop. Quase não falam sobre, quase não tocam os singles, e quando sai alguma coisa ou quando algum grupo vem para o Brasil e são entrevistados, isso ocorre sempre de forma irônica, alheia e desrespeitosa. 

>>>EXCESSÃO!!! - O programa Raul Girl realizou durante MESES um concurso de K-Pop no quadro "Quem Sabe Dança" e no dia da final do concurso, o grupo 24K estava no Brasil e participou do programa. Foram tratados com muita educação e simpatia. Meus parabéns senhor Raul Girl. O senhor foi um exemplo.<<<

>>>EXCESSÃO 2 - O Programa da Sabrina entrevistou o UNIQ e os meninos também foram muito bem tratados. Meus cumprimentos.<<<

>>>EXCESSÃO 3 - Não posso deixar de citar o canal pago PlayTV que sempre dá abertura ao K-Pop e aos Kpoppers com programas legais e entrevistas maravilhosas com os grupos quando eles estão por aqui. Ponto K-Pop e Ponto K-Pop 10 são muito bons. <<<

>>>EXCESSÃO 4 (Mais recente) - Gostei de ver a Fátima com o MASC no programa Encontro. Ela foi educada e os tratou com respeito. Parabéns. :)

Mas felizmente isto está mudando. Alguns programas de TV e rádio aberta já começam a se abrir ao assunto. Já ouvi falar que tocou K-Pop na rádio umas 3 vezes, o programa ENCONTRO já fez algumas matérias, assim como o MAIS VOCÊ, BEM ESTAR e o FANTÁSTICO. Já faz um tempo, mas tivemos K-Pop no SÁBADO ANIMADO do Leão Lobo e no DOMINGO LEGAL (de forma bem frustrante, mas tivemos) e já vi matérias sobre os shows do BTS em uns 2 ou 3 jornais diferentes. Mas os programas que realmente importam, os que têm audiência para os fãs de música como o CALDEIRÃO DO HUCK e DOMINGÃO DO FAUSTÃO nada ainda (Pegaram a dica???). O programa ESQUENTA também teve um mini-concurso de COVERs, mas saíram algumas abobrinhas para variar.

A Revista TodaTeen foi a primeira que vi a começar a falar de K-Pop. Em janeiro e fevereiro lançaram uma edição de forma tímida, com um pôster do BTS. Ao notar o aumento das vendas (boba sou eu) começaram a investir mais e agora já temos uma revista especial só de K-Pop. :)

Os shows também estão ficando menos raros (EBA!)

O primeiro ano que teve grupo de K-Pop vindo ao Brasil (MBLAQ) foi em 2011. A partir daí até 2014 foi uma média da vinda de Idols para cá (em shows ou por outros motivos) de um a dois por ano.
Ano passado, já foram 3 dentro do ano (BTS, UNIQ e 24K)
Esse ano já começamos com 3 shows dentro do mesmo mês! (BTS em São Paulo, e Stellar fará dois shows um em São Paulo e outro em Fortaleza). Também tivemos MASC, teremos Blanc7 e previsão mais shows em breve.

E nos mês que vem teremos o primeiro Guia Oficial De K-Pop Brasileiro!
(Já garanti o meu)

A coisa está melhor, que bom kkkk





Espero que tenham gostado. Caso tenham dúvidas, não exitem em perguntar. Deixem nos comentários. :)

Aprenda mais sobre K-Pop aqui.

>>>Angel<<<
























Nenhum comentário:

Postar um comentário