sábado, 24 de agosto de 2019

SOBRE O PROJETO L.O.A

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e textoA imagem pode conter: texto


Bom dia, pessoal.

Esse blog será basicamente uma resenha do que eu achei do primeiro episódio do projeto L.O.A, que foi transmitido ao vivo ontem pelo canal oficial da LL Entertainment.

Antes que alguém acabe interpretando mal o que vou mencionar aqui, quero deixar claro que isso não é uma crítica ao programa mas sim pontos que observei e que se forem cuidados da devida maneira, poderão tornar o programa um sucesso.

O projeto em si, tem uma ideia muito inovadora. 

Um programa de sobrevivência onde que formará a Line Up final do grupo coreano não serão coreanos e nem ao menos asiáticos, mas nós Brasileiros. 

Vocês têm noção do quanto isso seria inimaginável há pouquíssimo tempo atrás? Vendo como uma Kpopper brasileira que sempre teve que assistir os programas de sobrevivência a distância, tendo os meus trainees favoritos e não podendo opinar, isso era muito angustiante, confesso. E quando esse projeto foi anunciado, eu imediatamente me senti muito empolgada com ele.

Eu estava com um hype imenso para esse programa, confesso. Estava panfletando em todas as minhas redes sociais, para conseguir um alcance bom de público. 

E ontem 10 minutos antes do horário, assim que a notificação do canal veio, eu já estava lá, junto com outras pessoas super ansiosa.

Então o programa começou...

Agora é o momento onde eu vou ter que falar dos pontos que observei e que não foram tão legais, motivos pelo qual eu quis escrever esse blog.

Como eu disse, a ideia base do projeto é incrível. 

Mas se eu fosse julgar o programar me baseando apenas na exibição de ontem, seria algo bem decepcionante de um modo geral.

Não vou apontar o dedo, porque acabei não conseguindo ver o programa todo, mas posso falar pelo que eu vi.

E esse é o primeiro ponto que quero mencionar: O horário.

Eu realmente acabei não encontrando muita lógica nesse horário que foi transmitido. Porque o foco principal era o público brasileiro, porém o horário em si era mais conveniente aos coreanos. Aqui foi transmitido às 22:00, sendo lá na Coreia 10:00 da manhã de sábado. Então para eles não teria problema estender por horas. Porém aqui no Brasil isso implicaria em entrar madrugada a dentro e sinto que isso influenciou e muito na audiência, porque o pessoal aqui estava morrendo de sono já nesse horário. Não vou dizer que deveria ser o contrário, porque da mesma forma, muito do público estaria na escola. Porém poderia sim ter começado mais cedo. Pelo que sei, na Coreia as coisas normalmente abrem e começam a funcionar às 10:00, mas não estamos na Coreia aqui. Já que o foco é o público brasileiro, não seria nada mal ter começado um pouco mais cedo. 20:00 talvez. Não sei, é só uma sugestão minha.

Segundo ponto: Organização.

Esse acredito que foi uma das coisas mais problemáticas ao meu ver. Porque achei tudo muito jogado, infelizmente. Os coreanos, de novo, tiveram prioridade nas informações pelo que pude sentir assistindo, ignorando o fator: O foco é o Brasil. Haviam dois apresentadores, um coreano e uma brasileira. Acredito que a função da moça ali seria ser nossa ponte com o programa, nossa voz e tradução ali. Porém ela mal tinha a chance de falar qualquer coisa. O MC coreano falava quase que o tempo todo. E nas poucas vezes que ela falava alguma coisa, o microfone dela estava tão baixo que não conseguíamos ouvi-la direito.

As coisas durante o programa iam simplesmente acontecendo. Normalmente, em programas de sobrevivência, o primeiro episódio é dedicado a explicar o funcionamento do programa, inteirar o público, apresentar os trainees. Não teve nada disso ontem. A transmissão simplesmente começou, o MC disse lá o que aconteceria (em coreano) e começaram a anunciar apresentações de covers.

Como nada foi explicado, eu realmente achei que teriam aquelas apresentações como se fossem uma abertura do programa e depois os trainees seriam introduzidos. Eu precisei de mais de 1 hora assistindo o programa para entender que eles eram os concorrentes. Seria indispensável um melhor acesso a informação para o público brasileiro. Nós que éramos o alvo ficamos completamente a deriva vendo o programa.

A coisa estava tão jogada que quando o SPECTRUM foi se apresentar como convidados, tiveram muitas pessoas que queriam votar neles porque achavam que eram um grupo cover promissor (kkk). Tivemos nós, a audiência, que ficar explicando quem eram. 

(Aliás, eles vem ao Brasil para uma tour de 2 meses que passará até por cidades no interior, então é sua chance de ver eles de pertinho!!)

Terceiro ponto: Vínculo Com Os Trainees.

Isso foi realmente o que mais me incomodou, dentre tudo. E o que mais precisava falar.

O programa visa formamos um grupo de K-Pop votando nos trainees. 

Porém, como vamos votar neles, sem ao menos conhecê-los?

Eu senti muita falta de uma introdução aos trainees. 

Não houve isso, pelo menos não até onde vi. Grupos covers entravam, se apresentavam e saíam. Solistas cover entravam, se apresentavam e saíam. Cadê a conversa? Cadê a personalidade de cada um? Sua história? 

Cadê os rostos deles?? (Sim, porque a iluminação estava muito fraca, seus rostos mal eram visíveis, outro ponto a ser corrigido produção).

Eu não posso dizer por outras pessoas, mas por mim eu não consigo votar e apoiar alguém pura e simplesmente por terem dançado bem ou não (sim, porque ontem só estavam dançando, não teve canto ou rap). Eu preciso criar um vínculo com o trainee para poder me dedicar em apoiar ele. E se o programa seguir nesse ritmo, sinto muito, mas não terei condição de votar em ninguém diretamente.

O nível de muitos trainees ali realmente estava bem baixo. 

Não estou julgando diretamente, sei que não são profissionais. 

Mas acredito que a partir do momento que você está em uma competição para entrar seriamente em um grupo, tem que ter ali um certo nível já para poder competir. 

E não sou eu dizendo, qualquer jurado de show de sobrevivência vai repetir esse mesmo texto. Uma base boa é o mínimo. Eu realmente espero que o projeto L.O.A nesse aspecto possa seguir o exemplo do último Produce e dar aulas especiais a quem está nesse nível tão principiante. Porque tivemos aí exemplos de trainees que começaram na classe X e entraram no X1. Então acredito sim que possam melhorar se forem devidamente treinados.

Pontos Positivos

Sim, tivemos! 

Apesar de todas essas observações, eu consegui sim ver pontos positivos no projeto. 

Dentre os covers que pude ter acesso, consegui encontrar ali muita gente promissora. Dois grupos em particular me prenderam bem a atenção e pelo menos 4 solistas. Eu não sei como funcionará o processo de votação durante o programa, se haverá o momento que a votação será individual e os grupos serão separados por trainees (acredito que sim), mas esses trainees pontualmente me deixaram bem animada.

Eu adorei ver tantas meninas talentosas. Nos grupos, elas me prenderam muito mais a atenção, nos solistas foi equilibrado (2 e 2). Isso realmente me deu muito orgulho quanto mulher de nos ver tão bem representadas em alguns momentos.

O aspecto que considerei mais positivo com certeza foi a diversidade. Haviam muitos grupos cover mistos. Haviam muitos trainees fora do padrão. Eu simplesmente AMEI isso. E gostaria que se repetisse sempre nos futuros projetos e programas.

Estou realmente ansiosa para ver o pessoal cantando e fazendo rap, não tive a chance de ver ontem.

O sistema de votação também eu achei bem simples, é uma pesquisa daquelas que estamos acostumados a responder, só que com os covers como opção de seleção.

E o próprio projeto em si é uma ideia fantástica! Apesar dos problemas, ainda estou apostando minhas moedas nele, se for devidamente direcionado.

Bom pessoal, resumindo é isso.

Eu não quis criticar demais o programa, mas realmente chamar a atenção para esses pontos que seria indispensável serem levados em consideração.

Acredito que se esses pontos foram observados com carinho a tendência do programa será só crescer. O público ontem estava bem empolgado em participar. Então observem isso com cuidado. ^^

>>> Angel <<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE KPOPPER PARA KPOPPER: OnlyOneOf No Brasil, Nós Fomos!! (Studio Stage, 04/04/2024)

     Um suco do caos, com um final feliz....   Acredito que essa seja a melhor definição para esse show.  Mas vamos por partes. Como tudo co...