GUIAS DO BLOG

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

YOUNITE NO BRASIL, NÓS FOMOS! (Praça Cel. Fernando Prestes (Bom Retiro), 16/08/25 e 17/08/25)

 


https://i9.ytimg.com/vi/H_DqV6DFve8/maxresdefault.jpg?v=68a3797b&sqp=CMzCo8sG&rs=AOn4CLDpn1q7L-IAH80NUb-7loFf65rObg 

Um final de semana incrível!

 Essa é a melhor forma que posso resumir esses dois dias, mas vamos começar do começo.

Como vocês devem lembrar (e se não lembram é porque não leram o blog do NTX em São Paulo nem viram o vlog estou de olho em vocês, hein? ¬¬) apesar do dia em si do festival em 2024 ter sido muito bom (até perfeito eu diria, se não fossem as minhas questões pessoais na época), nós tivemos a tristeza de não poder assistir o show em si dos meninos por conta dos inúmeros atrasos do evento (já comentei tudo isso em detalhes no post e no vlog).

A coisa toda foi tão frustrante para nós na época, que eu e a Jaque (as duas que perderam o show) chegamos a ponto de quase resolvermos não ir mais no festival (chegamos a dizer isso em voz alta). Mas claramente passado o stress e alguns meses, a gente mudou de ideia porque né, show de K-pop de graça não é todo dia que tem. 

Mas nós ainda mantínhamos essa insegurança muito forte de passar por toda essa situação de novo. Não sabíamos o que esperar de um próximo evento e temíamos novamente ir até São Paulo e não conseguir ver o show. Então já desde muito antes de existir qualquer sinal de evento (que aconteceria, já que é anual), nós já começamos a conversar sobre e nos programar para que tudo desse certo desta vez.

Então resolvemos que o ideal seria ir no sábado e dormir em São Paulo. Assim, mesmo que houvesse atrasos, não teríamos a preocupação do ônibus e poderíamos esperar pelo show. O primeiro passo para isso funcionar foi conversar com o Veet e perguntar se poderíamos ficar na casa da avó dele (como fizemos no Kingdom). Ele garantiu que sim e que a casa estaria aberta sempre que precisássemos. Com isso, ficamos muito mais tranquilas e já deixamos resolvido que nesse festival, iríamos no sábado e faríamos esse esquema. Eu sou a única a trabalhar de sábado entre os 3, mas sendo minha própria patroa, isso não seria um problema, era só não abrir a loja nesse dia e deixar avisado. 

Tudo certo então. Ficou resolvido que faríamos isso!

Alguns meses depois, já mais perto da data, o festival foi anunciado e logo ficamos sabendo que o grupo que viria seria o YOUNITE. Com tudo resolvido na questão do dia que iríamos, a única dúvida era ainda se iríamos ficar para ver o segundo show no domingo. Conversa vai, conversa vem, decidimos pegar o ônibus das 19hrs mesmo. Porque além de chegar muito mais tarde se pegássemos o das 21hrs (a Jaque na época já estava no período atribulado e sem descanso dela, então chegando mais cedo, ela poderia descansar um pouco em casa) ainda corria o risco de ter novamente todos aqueles atrasos no evento (lembrando que ainda não sabíamos o que esperar esse ano) e perder o show de qualquer modo. Saindo às sete a gente sabia que não ia ver e não haveria frustração. De qualquer modo, já teríamos visto eles no sábado.

O dia chegou e querendo aproveitar bem o passeio, nós pegamos o ônibus bem cedo, às 7hrs (de qualquer modo, o próximo horário era às 13hrs, aí não aproveitaríamos nada o dia chegando lá já faltando poucas horas para o show). Cerca de 9:30 já estávamos em São Paulo e tomamos um pequeno susto quando a energia caiu conosco dentro do metrô no caminho até o Bom Retiro. O trem ficou parado por uns 10 minutos e depois normalizou. 

O festival estava previsto para começar as 11hrs, como chegamos antes disso na praça, conseguimos ainda pegar um pouco da montagem das barracas do evento e conversar com alguns vendedores com calma (e no caso da Jaque, já aproveitou para comprar também).

Andamos até um banco próximo ao palco onde nos sentamos e ficamos ali enquanto os técnicos de som testavam os equipamentos, comendo alguma coisa (já que tínhamos saído de casa às 6hrs da manhã, já estávamos com fome), enquanto gravámos para o canal. 

(Veet teve sérios traumas com "presentes" de passarinhos nesse dia)

Quando passou das 11hrs, o evento começou oficialmente, então o movimento na praça aumento. Tivemos a oportunidade de provar algumas comidinhas coreanas de forma gratuita e ganhamos um hashi cada um por avaliar no site deles o que tínhamos provado.

A primeira hora foi passando tranquila e conforme foi se aproximando de meio dia, começamos a nos lembrar de um detalhe de algo sobre o festival anterior. NTX tinha ido até a praça passar o som, no começo do festival e nós perdemos. Isso tinha acontecido enquanto estávamos no Dogkebi comendo (vejam no vlog) por volta de 13hrs. Com esse sinal de alerta, decidimos ficar perto do palco só por precaução. Inclusive ganhamos (Jaque e eu) um cupom de desconto de uns moços nessa hora perto do palco (Veet não ganhou e deve xingar o moço até hoje por isso kkk). Estando por ali, Jaque viu uma moça passando com produtos do YOUNITE para vender há alguns metros, do outro lado.

*TENTANDO ILUSTRAR*

O local que estávamos era de frente para o palco, perto da grade. Havia uma separação por cadeiras até essa grade (guardem essa informação). Esse local tinha o lado esquerdo (onde estávamos) aí a estrutura ali do pessoal do som que ficava na parte de terra mesmo, que separa os dois lados da praça e o lado direito, onde a moça estava passando.

*FIM DA ILUSTRAÇÃO

Enfim, como estávamos ali só esperando acontecer alguma coisa, resolvemos ir lá ver os produtinhos do Younite. Alcançamos a moça e conversamos ali, vendo as coisas.

Foi então que nesse momento, começamos a ouvir os gritos e olhamos na direção do palco imediatamente. Tinha um deles no palco!

Eu e a Jaque reconhecemos o Dey imediatamente e corremos de volta para o nosso lugar (que estava mais perto a vista). Eu quase caio atravessando aquela parte de terra, mas vamos ignorar os detalhes. O Veet estava na paz, garantindo que não era um deles, mas era sim kkkk

(Tudo isso foi registrado no vlog! Não deixe de conferir!) 

Dey ficou por uns minutos sozinho no palco. Testando o microfone e interagindo com as fãs mais próximas (mesmo com a separação das cadeiras, havia ali um certo espaço reservado, eu imagino, para as fanbases, que estava mais perto do palco) e com a gente a distância, já que no nosso pedacinho ali tinha basicamente nós e mais umas poucas pessoas.

Após alguns minutos, ele desceu para trás do palco. Muita gente achou que seria só aquilo (e já estávamos surtando horrores só com ele), mas eu sentia que os outros ainda iam subir, e não estava errada. Alguns minutos depois, Dey voltou ao palco. Eu podia ver que tinha mais gente vindo atrás e imediatamente já comecei a sinalizar que eram eles. Jaque ainda achou que eram staffs, mas eu disse que eram bonitos demais para serem staffs kkkk (lembrando que de onde estávamos só víamos com clareza quando subiam no palco. Somente eu via com mais clareza porque, além de ser mais alta que a Jaque, eu estava mais na direção da escada).

Eram eles mesmo. E depois de anos indo em shows de K-Pop, nós três tivemos nossa primeira experiência de Soundcheck. Foi algo muito gostoso de se vivenciar. Com pouca gente, eles interagindo com todos os presentes mais de uma vez. Aquela coisa mais conversa direta e músicas a escolha do público. Levou cerca de uns 15 a 20 minutos no máximo, e logos eles se despediram e voltaram para trás do palco.

Estávamos em êxtase e falando sem parar, enquanto andávamos a direção do Otugui que ficava na rua de trás do palco (ainda passaríamos pelo "camarim" e ônibus deles, que ainda estava ali). Mas, nesse trajeto, trombamos com algo que eu nunca esperaria neste festival: BANDEIRA.

Gente, me deu um siricutico (vocês conhecem muito bem minha relação com bandeiras de show, caso de amor antigo kk) e eu arranjei dinheiro sei lá de onde (provavelmente de onde não devia mexer) mas comprei aquela bandeira.

 

 

O restante do dia foi bem gostoso. A gente foi até o Otogui, rapidamente no Go Coffee e depois seguimos direto para o Dogkebi, porque já era hora do almoço e queríamos comer algo com mais sustança. Gravamos um pouco lá também e na sequencia fomos até aquele espaço cultural da escadaria para fugir um pouco do sol e dar um tempo ali sentados, enquanto falávamos sem parar sobre o Soundcheck, já que havia sido a primeira experiência dos 3 com esse fanevent (inclusive gravamos mais de 12 minutos do vlog só falando disso e dando detalhes).

A essa altura, passou das 15hrs da tarde, então decidimos que já era um momento para voltarmos a praça (o show seria às 19hrs e queríamos ficar o mais próximo possível). Quando chegamos lá, já havia mais gente, mas ainda estávamos mais ou menos no mesmo local de antes, só um pouco mais para trás, coisa de umas duas fileiras. A informação que tínhamos era que aquelas cadeiras seriam retiradas no momento do show e a grade iria mais para frente, Nossa ideia era deixar o povo naturalmente correr para frente e nos enfiarmos na frente os pessoal do som. Assim ainda estaríamos perto e não ficaríamos na muvuca (traumas do ano anterior....).

Como disse, pensamos muito bem em todas as possibilidades para que as coisas saíssem bem esse ano. 

*TENTANDO ILUSTRAR*

Esse pedaço que ficamos, era bem no "trecho de terra" que separa os dois lados da praço. É tipo um coreto (agora lembrei o nome) que atravessa a praça toda (com intervalos) dividindo ela em dois lados. Então é mais altinha do chão, com uma calçadinha. Nesse ponto em específico, nas laterais do espaço do pessoal do som, haviam postes. E para segurarem eles, tinha um bloco de concreto branco grande o suficiente para pessoas subirem em cima ou sentarem nele. Era bem grande, cabiam cerca de umas cinco ou seis pessoas amontadas ali, pelo menos.

*FIM DA ILUSTRAÇÃO

Claramente já haviam pessoas em cima desse bloco, mas ainda tinha algum espaço, então assim que uma pessoa encostada saiu, nós rapidamente nos encaixamos ali, eu me sentei (eu conseguia assistir tudo sentada, entre as cabeças) o Veet revezava no espaço dele entre sentar e ficar em pé quando a atração interessava e a Jaque fico ao lado dele, encostando no bloco também. Eu ainda estava no chão e os dois em cima da calçada. A ideia era ficar ali até a grade ser puxada, e como eu disse, escorregarmos para frente do pessoal do som quando todos corressem para o palco. E assim o evento foi passando tranquilo. Aquele lugar era ótimo, além de ser confortável (quando ninguém pisava no pé conforme o espaço enchia), estávamos na sombra. E ainda estava ocorrendo dentro do horário, o que nos deixou felizes kkk.

O problema veio quando deu a hora do show e não puxaram a grade! Eu fiquei o tempo todo sentada de lado para o palco e de frente para o povo, o que significava que o espaço dos meus pés ficou reduzido ao espaço de 1 pé quando tive que virar de frente para o palco (o lugar estava lotado). Eu tinha perdido o meu espaço da mochila porque ela estava comigo no bloco então tive que me virar entre apoiar um pé no chão e outro na calçadinha disponível onde estava antes. Para ajudar, quando levantei, veio mais uma ou duas pessoas onde antes estava sentada, o que diminuiu meu espaço físico. Felizmente, não foi ao ponto de me prensar, então, até certo ponto eu tinha um certo circulo seguro. Quando o show começou o pessoal da frente foi sem noção e fez o favor de apoiar o tripé deles na grande, o que deixou a câmera deles mais alto do que a a minha vista (pô gente, vamos pensar no coleguinha de trás?) eu não via do chão então tive que me apoiar o show todo (graças a Deus, é só uma hora) com um pé na frente do outro em cima da calçada.

Isso rendeu muitos desequilíbrios e pequenas quedas (uma inclusive por culpa do Sion) durante todo o show. 

O show em si foi maravilhoso!  

YOUNITE é um grupo que nenhum de nós era próximo, fomos conhecer para o show e nos surpreendemos no quanto eles são performers muito bons e super interativos com o público. Sion até deu um tiro direto na minha câmera (me deixem fanficar, está filmado U.u ) o que rendeu a maior queda da noite naquele show, foi icônico. Saímos de lá com muito carinho neles e hoje todos nós os acompanhamos a um certo nível Stan.

Quando terminou, estávamos muito risonhos e esperando diminuir um pouco a muvuca para podermos ir ao metrô. Eu ainda encontrei um button do Aespa caído no chão, provavelmente, caiu da bolsa de alguém (está muito bem cuidado, decorando a minha loja). 

Fizemos o percurso de volta até a casa da avó do Veet de metrô, depois ônibus e ainda passamos em uma pizzaria próxima para garantir nosso jantar. O local estava reservado para um aniversário, então só fizemos o pedido e sentamos na praça em frente ao local para esperar ficar pronto enquanto conversávamos sobre o show. Após comermos na casa da tia dele (que mora no mesmo quintal), fomos nos recolher. 

O dia seguinte, amanheceu bem preguiçoso. Estávamos exaustos do dia anterior (eu especialmente, porque além de carregar a mochila muito pesada com as minhas coisas e produtos para a loja o dia todo eu ainda tinha ficado 1 hora naquela posição desconfortável) e não demoramos muito em só sentar todo mundo no sofá e ficar por duas horas assistindo o documentário do Super Junior. 

Após isso, aí sim, nos levantamos e pegamos ônibus de metrô para a Liberdade. Nossa ideia era comer em um restaurante asiático, coisa que foi tombada chegando lá às 15hrs sendo o bairro de Liberdade. Então entramos no primeiro lugar que deu certo e almoçamos um PF mesmo. Nesse dia também aproveitei para procurar o Cine Jóia, a casa de show da Liberdade que seria o show do Daniel e eu iria sozinha.

Dentro do restaurante nós aproveitamos para gravar nosso vídeo especial de 7 anos do canal (que haviam sido completados nesse mês de agosto) e terminada a refeição, decidimos voltar ao Bom Retiro e pegar um pouco do dia do festiva (além de terminar de gravar o vídeo). Por volta das 17:30 nós pegamos o metrô novamente, agora para a estação da Barra Funda para irmos embora, pegar o ônibus das 19hrs.

Esse final de semana foi maravilho. E finalmente sentimos que lavamos a alma da experiência anterior do NTX (porque eu confesso que até então, ainda tinha aquela tristeza de fundo). Eu sinto que depois desse dia, eu pelo menos, posso falar sobre sem aquele peso do "mas" , sabe? Foram dois dias tão gostosos, com tanta coisa boa acontecendo, que sinto que finalmente limpei esse rastro e pude seguir em frente.

~Angel~

 

VLOG - YOUNITE EM SÃO PAULO (Veja Aqui) 

EXTRA - BATE PAPO 7 ANOS DO CANAL (Veja Aqui) 

  

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário