(Esse texto não me pertence. É uma adaptação de um texto retirado do livro "O Melhor Guia De K-Pop Real Oficial" do Pedrugo. Créditos a eles).
O K-Pop moderno teve a sua estréia no dia 23/03/1992. Foi quando aconteceu o lançamento do primeiro álbum do Seo Taiji And Boys. O grupo era formado por Seo Taiji, que convidou os seus amigos Yang Hyun Suk e Lee Juno para formar um grupo de Hip Hop que produzisse um tipo de música diferente do que o público coreano estava acostumado. Tanto que sua música de estréia "I Know" alcançou o topo dos charts, começando uma verdadeira revolução musical.
Seo Taiji And Boys
Desde então, o estilo passou a receber influências de músicas eletrônicas, R&B e o rock coreano.
Outro responsável por levar esse novo estilo musical ao país foi Lee Soo Man. Ele era um cantor muito popular, DJ e apresentador de TV nos anos 70, porém ele mudou-se para a Califórnia para cursar Engenharia Elétrica. Lá ele aproveitou para "estudar" a MTV e as maiores influências musicais americanas.
Assim que retornou, Lee Soo Man fundou a SM ENTERTAINMENT e visava aplicar em seus futuros artistas tudo o que tinha aprendido fora do país. Com o seu olhar visionário, Soo Man percebeu que para os artistas serem completos eles precisavam mais do que saber cantar e dançar. Eles também precisavam ser humildes, ter atitude, boa linguagem e até mesmo bom posicionamento diante da mídia. Foi assim que surgiu o primeiro grupo moldado aos padrões que conhecemos do K-Pop e cujo público alvo eram principalmente os mais jovens (adolescentes). Estou falando do H.O.T.
Ao ver o sucesso do H.O.T, um dos antigos membros da Seo Taiji And Boys, Yang Hyun Suk fundou a sua própria empresa: YG ENTERTAINMENT. E no ano seguinte, Park Jinyoung que tinha uma carreira musical consollidada fundou a JYP ENTERTAINMENT. Nasciam aí as três empresas que futuramente seriam conhecidas como a BIG3 do K-Pop.
O tempo foi passando. E a partir daí cada novo grupo que surgia, ajudava a expandir mais e mais o K-Pop pela Ásia. Ele deixou de ser um estilo musical e passou a ser um movimento artístico e cultural. A cultura pop coreana foi se tornando então cada vez mais globalizada.
Depois de se consolidar dentro do próprio país, aos poucos o sucesso foi atingindo o resto do mundo. Ao final dos anos 90 o ritmo já chegava ao leste da Ásia, se propagando para o Japão na virada do século XXI e chegando ao ocidente no final da primeira década dos anos 2000. O gênero absorveu diferentes tipos de influências do pop internacional e hoje se tornou um estilo distinto e único, transcendendo a experiência auditiva de ouvir música.
Transformou-se em um dos mercados mais ricos, tanto em ganho monetário quanto em diversidade cultural.
Plataformas como o YouTube e outras redes sociais ajudavam o estilo a se propagar cada vez mais, dando ao K-Pop um público cada vez maior no exterior. O K-Pop chegou a ser reconhecido pela revista TIME como "a maior exportação da Coreia do Sul".
Mesmo antes do PSY, que ajudou a dar um imenso volume ao público Kpopper, grupos como SUPER JUNIOR, GIRL´S GENERATION e BIGBANG já faziam shows mundialmente e eram muito conhecidos dos Kpoppers
Super Junior
Girl´s Generation
BIGBANG
Atualmente o volume de grupos é imenso! Mas os nomes que mais ouvimos trazendo os Kpoppers para esse mundo atualmente (em média) são BTS, EXO e TWICE. (Tem muitos outros, mas estes são os nomes que mais vejo o pessoal atual dizendo que lhe apresentaram o K-POP).
BTS
EXO
TWICE
Só no Brasil, em 2014 na época do Music Bank, já éramos de 200.000 a 300.000 Kpoppers brasileiros. Alguns meses atrás, uma matéria em um jornal coreano disse que atualmente já passamos de 1 milhão de Kpoppers só no Brasil (e subindo). O K-Pop está cada vez maior e a internet é ainda a principal responsável por isso.
E depois dizem que a internet não trás nada de bom para a gente, não é mesmo? :)
Aprenda mais sobre K-Pop aqui.
>>>Angel<<<
Nenhum comentário:
Postar um comentário