segunda-feira, 2 de abril de 2018

A HISTÓRIA DO K-POP

(Esse texto não me pertence. É uma adaptação de um texto retirado do livro "O Melhor Guia De K-Pop Real Oficial" do Pedrugo. Créditos a eles).

Resultado de imagem para kpop

O K-Pop moderno teve a sua estréia no dia 23/03/1992. Foi quando aconteceu o lançamento do primeiro álbum do Seo Taiji And Boys. O grupo era formado por Seo Taiji, que convidou os seus amigos Yang Hyun Suk e Lee Juno para formar um grupo de Hip Hop que produzisse um tipo de música diferente do que o público coreano estava acostumado. Tanto que sua música de estréia "I Know" alcançou o topo dos charts, começando uma verdadeira revolução musical.

Resultado de imagem para seo taiji and boys 
Seo Taiji And Boys

Desde então, o estilo passou a receber influências de músicas eletrônicas, R&B e o rock coreano.
Outro responsável por levar esse novo estilo musical ao país foi Lee Soo Man. Ele era um cantor muito popular, DJ e apresentador de TV nos anos 70, porém ele mudou-se para a Califórnia para cursar Engenharia Elétrica. Lá ele aproveitou para "estudar" a MTV e as maiores influências musicais americanas. 
Assim que retornou, Lee Soo Man fundou a SM ENTERTAINMENT e visava aplicar em seus futuros artistas tudo o que tinha aprendido fora do país. Com o seu olhar visionário, Soo Man percebeu que para os artistas serem completos eles precisavam mais do que saber cantar e dançar. Eles também precisavam ser humildes, ter atitude, boa linguagem e até mesmo bom posicionamento diante da mídia. Foi assim que surgiu o primeiro grupo moldado aos padrões que conhecemos do K-Pop e cujo público alvo eram principalmente os mais jovens (adolescentes). Estou falando do H.O.T.
Ao ver o sucesso do H.O.T, um dos antigos membros da Seo Taiji And Boys, Yang Hyun Suk fundou a sua própria empresa: YG ENTERTAINMENT. E no ano seguinte, Park Jinyoung que tinha uma carreira musical consollidada fundou a JYP ENTERTAINMENT. Nasciam aí as três empresas que futuramente seriam conhecidas como a BIG3 do K-Pop.

Resultado de imagem para sm yg jyp big3 

O tempo foi passando. E a partir daí cada novo grupo que surgia, ajudava a expandir mais e mais o K-Pop pela Ásia. Ele deixou de ser um estilo musical e passou a ser um movimento artístico e cultural. A cultura pop coreana foi se tornando então cada vez mais globalizada.
Depois de se consolidar dentro do próprio país, aos poucos o sucesso foi atingindo o resto do mundo. Ao final dos anos 90 o ritmo já chegava ao leste da Ásia, se propagando para o Japão na virada do século XXI e chegando ao ocidente no final da primeira década dos anos 2000. O gênero absorveu diferentes tipos de influências do pop internacional e hoje se tornou um estilo distinto e único, transcendendo a experiência auditiva de ouvir música.
Transformou-se em um dos mercados mais ricos, tanto em ganho monetário quanto em diversidade cultural.
Plataformas como o YouTube e outras redes sociais ajudavam o estilo a se propagar cada vez mais, dando ao K-Pop um público cada vez maior no exterior. O K-Pop chegou a ser reconhecido pela revista TIME como "a maior exportação da Coreia do Sul".
Mesmo antes do PSY, que ajudou a dar um imenso volume ao público Kpopper, grupos como SUPER JUNIOR, GIRL´S GENERATION e BIGBANG já faziam shows mundialmente e eram muito conhecidos dos Kpoppers

Resultado de imagem para super junior 
 Super Junior

Resultado de imagem para snsd 
Girl´s Generation
Resultado de imagem para big bang 
BIGBANG
 
Atualmente o volume de grupos é imenso! Mas os nomes que mais ouvimos trazendo os Kpoppers para esse mundo atualmente (em média) são BTS, EXO e TWICE. (Tem muitos outros, mas estes são os nomes que mais vejo o pessoal atual dizendo que lhe apresentaram o K-POP).


Resultado de imagem para bts 
BTS

Resultado de imagem para exo 
EXO

Resultado de imagem para twice 
TWICE

Só no Brasil, em 2014 na época do Music Bank, já éramos de 200.000 a 300.000 Kpoppers brasileiros. Alguns meses atrás, uma matéria em um jornal coreano disse que atualmente já passamos de 1 milhão de Kpoppers só no Brasil (e subindo). O K-Pop está cada vez maior e a internet é ainda a principal responsável por isso.

E depois dizem que a internet não trás nada de bom para a gente, não é mesmo? :)

Aprenda mais sobre K-Pop aqui.

>>>Angel<<<

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DE KPOPPER PARA KPOPPER: OnlyOneOf No Brasil, Nós Fomos!! (Studio Stage, 04/04/2024)

     Um suco do caos, com um final feliz....   Acredito que essa seja a melhor definição para esse show.  Mas vamos por partes. Como tudo co...